Mês de conscientização sobre o câncer de mama.
A campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de reforçar o cuidado com a saúde da mulher de forma geral.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo todo, excluindo-se os tumores de pele não melanoma. No Brasil, ele representa cerca de 29% dos novos casos de câncer diagnosticados a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A detecção precoce é um dos principais fatores que contribuem para o aumento das chances de cura, chegando a índices de até 95% quando identificado em estágios iniciais.
O Outubro Rosa incentiva a realização periódica da mamografia, exame que permite a visualização de lesões que ainda não podem ser sentidas no autoexame. Além disso, a prática do autoexame das mamas também é uma ferramenta importante de conhecimento do corpo, ajudando as mulheres a notarem qualquer alteração nos seios, como nódulos, retrações ou mudanças na textura da pele. Realizar consultas médicas regulares e manter hábitos saudáveis são passos importantes para a detecção precoce e a proteção da saúde da mulher.