Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, tem como objetivo promover a inclusão, difundir informações sobre a condição e destacar a importância do diagnóstico precoce e do acesso a intervenções e suporte adequados. Em 2024, o tema da campanha é “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, com a hashtag #AutistaValorizeCapacidades nas redes sociais.
TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.
Diagnóstico
O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores.
Os sintomas característicos dos transtornos do espectro do autismo (TEA) estão sempre presentes antes dos 3 anos de idade, com um diagnóstico possível por volta dos 18 meses. Normalmente os pais começam a se preocupar entre os 12 e os 18 meses, na medida em que a linguagem não se desenvolve.
Um diagnóstico de TEA envolve prejuízos na interação social e na comunicação, além da presença de padrões restritos de comportamento e interesses.
Tratamento
O tratamento envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.
Fontes:
Ministério da Saúde
Associação de Amigos do Autista
Organização Mundial da Saúde