A campanha Novembro Azul visa conscientizar a população sobre a saúde masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), milhares de novos casos são diagnosticados, anualmente, no Brasil. Foram estimados 71.730 casos de câncer de próstata, por ano, para o triênio 2023-2025.
Atualmente, a doença é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina e a maioria dos pacientes que a detecta em estágios iniciais possui maiores chances de cura. Dessa forma, o diagnóstico precoce, geralmente feito por meio do exame de toque retal e do PSA (Antígeno Prostático Específico), é uma ferramenta crucial.
A idade é o principal fator de risco para a enfermidade, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, em indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e com obesidade, para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos.
O Novembro Azul também destaca a importância do cuidado com a saúde integral do homem, um conceito que vai além da prevenção do câncer de próstata e abrange o bem-estar físico, emocional e mental. O objetivo é criar uma cultura de prevenção e autocuidado, quebrando estigmas e encorajando os homens a se cuidarem e a buscarem orientação médica.