O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, é um importante momento para a reflexão, conscientização e, também, celebração. A data é uma oportunidade para refletir sobre luta das mulheres por equidade em direitos e oportunidades, assim como reforçar o combate à violência e ao preconceito de gênero.
É um período para conscientizar a sociedade de que, apesar de todos os esforços, ainda existe muito a ser conquistado, principalmente no que diz respeito à diferença salarial e cargos de liderança. Mas também é tempo de celebrar as vitórias das últimas décadas, traduzidas em mais liberdade e representatividade na sociedade.
As mulheres representam, hoje, mais da metade da população do Distrito Federal, onde também são maioria entre os servidores do governo e ocupam quase 60% dos cargos públicos, entre ativos e inativos. No GDF Saúde, as beneficiárias também são maioria, mais de 47 mil vidas. Para se ter uma ideia, só em 2023, foram mais de 115 mil exames relacionados à saúde feminina, tema que é prioridade para o Instituto